Publicado por: marianammachado | outubro 22, 2011

Stirling, lochs, whisky e fantasmas

Tomamos café bem cedinho, no hotel mesmo (tava em promoção 6 pounds por pessoa!) com aquele bufezão. Provei finalmente o tal “Marmite” e preferia nunca ter feito isso. Eu achei que era tipo uma geléia (marmelade, marmite… ) mas o negócio é salgado! Tem gosto de caldo knor em pasta… e eu sem saber enchi uma torrada com isso. Quase morri! e é mesmo como diz o slogan da marmite: love it or hate it.

A idéia do dia era passear pelo interior da Escócia. Selecionamos um passeio pela Experience Scotland – fomos num que nao era tao longo mas que tivesse bastante variedade de passeios. Nosso micro-onibus começou com uma pequena voltinha pela cidade enquanto o guia explicava alguns detalhes e contava historinhas curiosas da cidade. Depois paramos na ponte Forth – a ponte mais feia do mundo segundo ele. Essa ponte foi constuida super reforçada pois alguns anos antes de sua construção um acidente em que a ponte caiu deixou todo mundo com medo de viajar de trem por pontes. Aí eles precisavam convencer o povo de que era seguro e fizeram essa super ponte, super forte.

Dali, seguimos para Stirling. No caminho ouvimos histórias de William Wallace (o de verdade, nao o mel gibson…). No castelo de Stirling fizemos uma visita com audio guia e compramos um passe chamado “explorer pass” que te dá direito a visitar vários castelos sem ter que comprar outros ingressos (e emfrentar filas). Vale a pena para quem vai visitar mais de um castelo. Visitando dois, já paga o preço do ingresso e vc fica bem a vontade em relaçao aos horarios pois nao temque enfrentar filas.

Stirling é bem interessante. Está todo restaurado e é uma boa visita para crianças (tem algumas salas decoradas e você pode interagir com as coisas – sentar, mexer, ler… Além disso esse castelo tem uma parte especifica pras crianças com fantasias e tal… ). E tem tb atores pra fazer vc entrar no clima e contar a historia. Um dos castelos mais legais que eu ja visitei.

Foi bom termos chegado bem cedo pois as 12h, qdo fomos embora, tinha uma fila enorme e as salas estavam mto cheias de gente.

Seguimos para um dos milhares de Lochs (lagos) da escócia. Não deu pra ir ao Ness pois a visita a ele levava 12 hs… um exagero. Fomos ao Loch Lomond onde almoçamos no que parece ser o unico restaurante da região: o oak tree .

O dia estava lindo, o sol abriu e estava perfeito para o passeio ao longo do lago. Nao mergulhamos como alguns locais faziam porque tava a maior friaca, mas se vc é corajoso pode levar a toalha!

Seguimos entao para uma destilaria de whiskey – a Glengoyne que foi a mesma que eu fui adolescente (com a escola qdo fiz intercambio) e a q o meu irmao foi… entao acho que todo mundo vai lá. Aprendemos tudo sobre whiskey, mas continuei sem gostar, hehehe. Ótimo lugar pra comprar lembrancinhas…

às 6h mais ou menos voltamos para Edimburgo e fomos fazer um passeio pelos becos da cidade. Edimburgo é conhecida por ser mal assombrada e existe uma serie de passeios a pé por cantinhos os mais diversos que você compra na Royal Mile mesmo. O pessoal fica por lá com uma placa dizendo a hora que o passeio à pé vai sair. É meio que uma tradição turistica da cidade. Escolhemos a empresa City of the Dead Tours e fizemos o Double Dead tour – que vai aos vaults (umas salas embaixo da ponte que foram construidos com o objetivo de servirem de estoque e oficinas, mas que alagavam e acabaram ficando abandonados até que os mais pobres passaram a morar por lá – mtas historias de mortes coletivas e fantasmas, mas tudo muito mais historico do que assustador). Nosso passeio tb passava pelo cimitério da cidade onde vc encontra o tumulo de Dumbledore (a autora de harry potter procurava por nomes nas lápides do cemitério). Nesse cemiterio teoricamente está o espírito de McKenzie Poltergeist. Mas nós não encontramos com ele nao…

O passeio foi bacana, mas a parte dos vaults foi mais interessante. Recomendo passeios que tenham os becos da cidade e os vaults – mas o cemitério foi meio bobinho.

Fomos jantar no Vittoria e eu comi uma carninha… finalmente!


Responses

  1. Olá, Mari. Queria te fazer algumas perguntas sobre buenos aires. Se não for incomodo, você poderia me enviar um email. annie.usp@hotmail.com . Adorei seu blog. Aguardo ansiosa pela reposta. beijos


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: